Xamã falou sobre sua relação com Marília Mendonça, com quem lançou a música “Leão”, que se tornou um dos maiores sucessos das plataformas digitais. Apesar do êxito, ele decidiu não cantar a canção após a morte da cantora, ocorrida em novembro de 2021 em um acidente aéreo em Minas Gerais, aos 26 anos.
Em entrevista ao Globo, o rapper explicou que precisou se afastar dos palcos: “Não conseguia antes. Ficar emocionado atrapalhava quando cantava outras músicas. Tentava manter o show animado, mas era impossível. Sentia muita tristeza”. Ele só conseguiu retomar as apresentações no final de 2023, depois de um processo de superação: “Só com o tempo fui ritualizando isso, me curando aos poucos, para transformar a música em algo alegre”, contou, após receber o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Gramado, por sua atuação em Cinco Tipos de Medo.
Sobre “Leão”, Xamã destacou a importância de Marília na canção: “A potência e a interpretação dela são incríveis. A música já existia, mas ela a vestiu, transformando uma canção melancólica em algo próximo do brega sertanejo”. Ele lembrou a força da cantora: “Ela era a voz do Brasil, um furacão que tudo que tocava virava ouro. ‘Leão’ não seria o sucesso que é sem ela, seria apenas uma letra complexa”.
A música foi lançada por Xamã em 2020, no álbum Zodíaco, e em 2021 Marília gravou sua própria versão, mais próxima do estilo sertanejo. A faixa acabou incluída no álbum póstumo da cantora, Decretos Reais, de 2023. Xamã ainda recordou o desejo de Marília de gravar outra de suas composições, “De novo”, que ela adorava.