NO AR:

NOTÍCIAS


Vaticano atualiza estado do papa Francisco: “Agravamento repentino”

O Papa Francisco teve uma piora em seu estado de saúde nesta sexta-feira (28). O pontífice, de 88 anos, apresentou um episódio de vômito com aspiração, seguido de um agravamento respiratório, o que levou ao início de ventilação mecânica não invasiva. A informação foi divulgada pelo Vaticano por meio de um comunicado nas redes sociais e no boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Internado desde 14 de fevereiro no hospital Gemelli, em Roma, devido a um quadro de bronquite que evoluiu para uma broncopneumonia, o Papa havia mostrado sinais de melhora nos últimos dias. Pela manhã, o Vaticano informou que ele havia passado a noite tranquilamente. No entanto, à tarde, o quadro respiratório piorou.

O comunicado oficial do Vaticano, divulgado à noite, detalhou a situação: “No início da tarde de hoje, após uma manhã alternando fisioterapia respiratória com oração na capela, o Santo Padre apresentou uma crise isolada de broncoespasmo, que resultou em um episódio de vômito com inalação e agravamento rápido do quadro respiratório. O Santo Padre foi prontamente submetido a broncoaspiração e iniciou ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas. Ele permaneceu alerta e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas. A previsão continua sendo reservada.”

Ainda pela manhã, a notícia sobre sua saúde era mais positiva: “Como nos dias anteriores, o Papa teve uma noite tranquila e segue em repouso”, informava o boletim da Santa Sé. Na quinta-feira, ele havia feito fisioterapia respiratória e descansado.

O broncoespasmo é uma contração das vias aéreas que dificulta a passagem de ar para os pulmões, podendo causar sintomas como tosse, chiado no peito ou falta de ar. Quando grave, pode ser uma condição de risco. Normalmente, é causado por asma, infecções respiratórias, reações alérgicas ou engasgamento com alimentos ou objetos.




28/02/2025 – Potência FM

COMPARTILHE

(31) 99545-9292

contato@potenciafm.com.br
Potência FM  "A  Menina dos seus ouvidos"