A atriz Maggie Smith faleceu na manhã desta sexta-feira (27), aos 89 anos. A informação foi confirmada pelos filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, em um comunicado.
“Ela morreu pacificamente no hospital, cercada por familiares e amigos até o fim. Uma pessoa profundamente reservada, deixa dois filhos e cinco netos que estão devastados com a perda de sua extraordinária mãe e avó”, diz o texto.
Maggie nasceu em 28 de dezembro de 1934, em Ilford, Inglaterra, e iniciou sua carreira no Oxford Playhouse nos anos 1950. Sua trajetória no cinema teve grande destaque na década de 1960, quando ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 1969 por Primavera de uma Solteirona.
Ela é amplamente reconhecida por seu papel como a Professora Minerva McGonagall na saga Harry Potter e como Lady Violet na série Downton Abbey. Além disso, atuou em filmes como Mudança de Hábito, Uma Janela para o Amor e A Senhora da Van.
Durante sua carreira, Maggie conquistou dois Oscars, quatro Emmys, três Globos de Ouro, um Tony e sete BAFTAs.
Em sua vida pessoal, Maggie foi casada com Robert Stephens, com quem teve dois filhos, Chris e Toby, mas se divorciaram em 1975. Posteriormente, casou-se com o dramaturgo Beverley Cross e se mudou para o Canadá.
Em 2007, enfrentou um câncer de mama e filmou Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) durante a quimioterapia. “Estava careca como um ovo”, contou ao Times, mencionando que usou peruca para as gravações.
Maggie também lidava com a doença de Graves, uma condição autoimune que afeta a tireoide.